Qualidade do desenvolvimento mantém evolução

Qualidade do desenvolvimento mantém evolução


Índice calculado pelo Ipea evoluiu em junho, puxado pela avaliação no componente bem-estar

O Índice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD) medido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou uma pequena melhoria no mês de junho, confirmando a trajetória de ascensão. Em uma escala de zero a 500, ele atingiu 232,72 pontos, impulsionado principalmente pelo Subíndice de Qualidade do Bem-estar, que pulou de 305,56 pontos em maio para 333,33 em junho.

O IQD é segmentado em três componentes: Subíndice de Qualidade do Crescimento, Subíndice de Qualidade da Inserção Externa e Subíndice de Qualidade do Bem-estar. Em maio, o IQD havia registrado 232,52 pontos. Em junho, porém, houve queda de pouco mais de 20 pontos no indicador de Qualidade da Inserção Externa, enquanto que o indicador da Qualidade do Crescimento subiu de 201,59 em maio para 202,26 em junho.

Em relação ao Subíndice de Qualidade do Bem-estar, o principal fator de melhoria foi a redução do desemprego, que em junho caiu 8%. Com isso, o IQD permanece instável (200 a 300 pontos), mas se aproxima da situação considerada boa (300 a 400).

Confira a edição do IQD referente ao mês de junho