Democracia ajuda a diminuir pobreza no mundo

Democracia ajuda a diminuir pobreza no mundo

Duncan Green, da Oxfam International, lança livro no Ipea e revela como cidadãos ativos podem mudar a realidade

Duncan Grenn falará no Ipea sobre combate à pobreza e à ameaça de colapso ambiental

Países onde os cidadãos são mais ativos politicamente resolvem problemas de desigualdades sociais mais facilmente e com maiores chances de se perpetuar. A afirmação foi feita pelo inglês Duncan Green, da Oxfam International, ao lançar nesta quinta-feira, 18, em Brasília, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o livro Da pobreza ao poder – Como Cidadãos Ativos e Estados Efetivos Podem Mudar o Mundo.

A Oxfam é uma associação de organizações internacionais que trabalham pelo fim da pobreza e da desigualdade no planeta. Atualmente, três instituições associadas desenvolvem projetos em parceria com instituições brasileiras: a Intermón Oxfam (Espanha), a Oxfam Grã-Bretanha e a Oxfam Novib (Holanda).

Green defende que as pessoas em situação de pobreza devem ter o direito de participar de decisões que definam seu destino. Ao Estado compete apoiar, articular, e garantir o direito dessas pessoas. O autor tem mais de 20 anos de experiência e de reflexão nos temas de desenvolvimento e de combate à pobreza e às desigualdades. Desde 2004, Green dirige a área de Estudos e Pesquisas de Oxfam Grã-Bretanha. É também professor visitante da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos.

Formado em Física pela Universidade de Oxford, Green publicou diversos livros sobre a América Latina, como La Revolución Silenciosa e El auge de la economía de mercado en America Latina (Tercer Mundo editores, Colombia, 1997). Defensor da ideia de que cidadãos ativos dependem de Estados efetivos para promover mais igualdade no mundo, Green acredita que somente a democracia permite esse tipo de situação, com a garantia de  progressos  e de manutenção dos direitos sociais.

Na América Latina, citou como exemplo a vitória do povo Chiquitano, da Bolívia, que ganhou a titulação do território indígena de Monteverde, uma área de 1 milhão de hectares. Em 2007, Evo Morales, o primeiro presidente indígena, e diversas autoridades estiveram presentes na cerimônia de entrega da titulação. Segundo Green, um evento dessa natureza na Bolívia seria impensável tempos atrás e só ocorreu graças a democracia que começou a ser construída no país  depois revolução de 1952.

No livro, ele descreve como cidadãos ativos mudaram a realidade em mais de 100 países onde a Oxfam possui associados. “A luta contra o flagelo da pobreza, da desigualdade e da ameaça de um colapso ambiental definirá o século XXI, como a luta contra a escravidão ou pelo sufrágio universal definiu eras pregressas. Se falharmos, as gerações futuras não nos perdoarão. Se formos bem-sucedidos nesse esforço, elas se perguntarão como o mundo tolerou essa injustiça desnecessária e sofreu seus efeitos por tanto tempo”, afirma Duncan Green.