Análise da PNAD traz nova estrutura social brasileira

Análise da PNAD traz nova estrutura social brasileira

Comunicado que detalha a mobilidade entre os estratos de renda foi apresentado em São Paulo

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou na manhã desta quinta-feira, dia 5, a quarta análise da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2008). O Comunicado da Presidência nº 34 mostra os movimentos recentes na estrutura da sociedade brasileira, com maior ingresso de pessoas nos estratos de renda superiores. Essa mudança se explica pelo aumento da produção e da ocupação da força de trabalho, aliado à reorientação de políticas públicas.

O Comunicado, intitulado Trajetória recente da mudança na identidade e na estrutura social brasileira, revela quantos brasileiros ascenderam socialmente no País entre 2005 e 2008. As características desse movimento de evolução são detalhadas por região, por faixa etária, sexo, local de moradia (urbana ou rural), escolaridade, raça ou cor. O texto mostra, por exemplo, como o Sudeste perdeu participação no estrato superior de renda.

O estudo é dividido em três partes. A seção 1 trata da mudança recente na identidade social brasileira; a seção 2 aborda as principais características da ascensão social dos brasileiros durante a primeira década do século 21; e a terceira descreve as transformações na estrutura social do Brasil nos últimos 10 anos. Uma das conclusões presentes na segunda parte é que as mulheres tiveram mais importância relativa no movimento de ascensão social da primeira para a segunda classe de renda.

O Ipea vem apresentando análises temáticas com base nos dados da PNAD 2008, fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já foram divulgados estudos sobre educação, gênero, migração, previdência, mercado de trabalho, tendências demográficas, desigualdade de renda, evolução da pobreza e da desigualdade, e condições de vida. A quarta análise foi explicada pelo presidente do Instituto, Marcio Pochmann, no Escritório da Presidência da República em São Paulo (Avenida Paulista, 2.163, 3º andar).

Leia a íntegra do Comunicado da Presidência nº 34