OIT apresentou no Ipea estudo sobre trabalho decente

OIT apresentou no Ipea estudo sobre trabalho decente

Divulgação do relatório, que analisa a evolução do indicador de 1992 a 2007, foi no auditório do Instituto

A Organização internacional do Trabalho (OIT) no Brasil apresentaou no Ipea, nesta quarta-feira (16), um relatório sobre o perfil do trabalho decente no País. O estudo analisa a evolução desse indicador no período 1992-2007 e leva em conta diversas dimensões do trabalho decente, a exemplo de oportunidades de emprego, jornada de trabalho, combinação entre trabalho e vida familiar, trabalho a ser abolido (trabalho infantil e trabalho forçado), ambiente de trabalho seguro, entre outros tópicos.

O documento foiapresentado pelo especialista da OIT José Ribeiro, coordenador nacional do projeto Monitorando e Avaliando o Progresso do Trabalho Decente, com a participação do diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jorge Abrahão de Castro.

O relatório é um dos projetos-piloto pioneiros no mundo na avaliação dos programas de trabalho decente levando-se em conta indicadores específicos. Ele deverá servir como instrumento para o monitoramento das Agendas de Trabalho Decente.