Autoridades e pesquisadores debatem o “público não estatal”

Autoridades e pesquisadores debatem o “público não estatal”

Marcio Pochmann, Luiz Carlos Bresser Pereira e Dom Sinésio Bohn, da CNBB, são alguns dos participantes do evento no Ipea

Com o objetivo de atualizar a discussão sobre o sentido do público e do privado após a recente crise internacional, que evidenciou um esgotamento tanto do modelo estatista como do privatista, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizará um seminário nos dias 3 (das 19h30 às 21h) e 4 de março (das 9h às 13h), no auditório do Instituto em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bl. J Ed. BNDES, subsolo).

O evento, intitulado O público não estatal no Brasil: retomando o debate, terá, na quarta-feira, a presença de Maria Paula Dallari Bucci, secretária de Educação Superior; Luiz Carlos Bresser Pereira, ex-ministro da Administração Federal e Reforma do Estado; e Aldino Graef, diretor de Articulação e Inovação Institucional da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento. Eles participarão do primeiro painel, Entre o público e o privado: a pertinência teórica e política do público não estatal no Brasil.

No segundo dia do evento, os palestrantes serão Luiz Eduardo Wanderley, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; João Pedro Schmidt, professor da Universidade de Santa Cruz do Sul; Marcio Pochmann, presidente do Ipea; Dom Sinésio Bohn, representante  da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Tatiana Pereira Dahmer, diretora executiva colegiada na Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (ABONG); e Milko Matijascic, assessor técnico da Presidência do Ipea. Os expositores irão debater nos painéis Repensando o público: o estatal e o não estatal nas ciências sociais e na legislação e O novo Estado e o desenvolvimento do Brasil: estatismo, privatismo e o espaço das organizações comunitárias.

O seminário, que será transmitido ao vivo pelos sites www.ipea.gov.br e www.ipea.gov.br, tem o apoio da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias, Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, Associação Catarinense de Fundações Educacionais, Associação Nacional de Educação Católica e da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas.

 

PROGRAMAÇÃO 

Data e Horário: 3 (das 19h30 às 21h) e 4 de março (das 9h às 13h)

Local: SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício Ipea/BNDES, subsolo (Brasília)

 

3/03/2010 – 19h30min

Entre o público e o privado: a pertinência teórica e política do público não estatal no Brasil

 -Maria Paula Dallari Bucci - secretária de Educação Superior

- Luiz Carlos Bresser Pereira - ex-ministro da Administração Federal e Reforma do Estado

- Aldino Graef - diretor de Articulação e Inovação Institucional da Secretaria de Gestão - Ministério do Planejamento

 

4/03/2010- 9h-13h

Repensando o público: o estatal e o não estatal nas ciências sociais e na legislação

O novo Estado e o desenvolvimento do Brasil: estatismo, privatismo e o espaço das organizações comunitárias

- Luiz Eduardo Wanderley - pesquisador, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

- João Pedro Schmidt - pesquisador, professor da Universidade de Santa Cruz do Sul

- Marcio Pochmann - presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

- Dom Sinésio Bohn - representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

- Tatiana Pereira Dahmer - diretora executiva colegiada na ABONG

- Milko Matijascic - assessor técnico da Presidência do Ipea