Debate entre Simonsen e Gudin será lançado na UFRRJ

Debate entre Simonsen e Gudin será lançado na UFRRJ

Publicações do Ipea serão debatidas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta nesta terça-feira, 11, no auditório Paulo Freire do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, as publicações A Controvérsia do Planejamento na Economia Brasileira e Desenvolvimento: o Debate Pioneiro de 1944-1945.  

Realizado com o apoio do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o evento contará com um debate sobre os temas abordados nas obras no contexto da atual crise financeira internacional.

O livro A Controvérsia do Planejamento na Economia Brasileira é uma reedição do famoso debate travado nos anos 1940 entre o professor Eugênio Gudin (1886-1986) e o historiador Roberto Simonsen (1889-1948) sobre planejamento, papel do Estado e desenvolvimento.

 A publicação Desenvolvimento: o Debate Pioneiro de 1944-1945, por sua vez, traz ensaios sobre os impactos dessa discussão na economia brasileira nas décadas seguintes. A obra teve autoria do reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, da assessora da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Denise Gentil, e do jornalista e historiador Gilberto Maringoni, que traçou um perfil analítico de Gudin e Simonsen. Entre os autores, apenas Aloísio Teixeira não estará presente no debate de lançamento. O mediador será o chefe do Departamento de Ciências Econômicas do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFRRJ, Paulo Roberto da Silva.

Liberais x Desenvolvimentistas

Industrial, Roberto Simonsen foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, além de autor de extensa obra. Eugênio Gudin, engenheiro de formação, foi uma das principais vozes da ortodoxia liberal no Brasil e responsável pela implantação dos cursos de economia no País.

O livro A Controvérsia do Planejamento na Economia Brasileira compilou a ácida discussão dos dois autores e esteve esgotado desde a década de 1970. O Ipea produziu duas edições - uma nos anos 1980 e outra nos anos 1990.

Sua reedição agora coincide com o momento pós-crise, em que o embate entre liberalismo e desenvolvimentismo quanto ao papel do Estado na economia está na linha de frente das discussões. É nesse contexto que o diálogo é retomado e atualizado pelos três autores do livro Desenvolvimento: o Debate Pioneiro de 1944-1945.