Sensor aponta previsão de alta no PIB e na inflação

Sensor aponta previsão de alta no PIB e na inflação

Expectativa de crescimento econômico foi 0,3 ponto percentual superior à registrada na última pesquisa

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quarta feira, 26, em São Paulo, o segundo número do Sensor Econômico e do boletim Conjuntura em Foco, ambos elaborados pela Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac).

O Sensor Econômico é uma publicação bimestral com indicadores que refletem as perspectivas de 115 entidades ligadas à indústria, agropecuária, serviços e comércio, além dos trabalhadores de todo o Brasil. O Sensor foi apresentado pelo diretor da Dimac, João Sicsú, que destacou o aumento da previsão do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 5,5% neste ano, com uma taxa de inflação de 5,2%.

O aumento no PIB previsto pelas entidades associativas do setor produtivo é 0,3 ponto percentual superior ao obtido na pesquisa anterior do Sensor. Em relação à taxa de inflação anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), metade das observações registradas pelo Sensor se encontram entre 5,0% e 5,5%. Em janeiro e fevereiro, a expectativa tinha ficado em 4,7%.

Já o boletim Conjuntura em Foco abordou o investimento público no ciclo de crescimento do Brasil, com números do PIB, da indústria, emprego e setor externo. A assessora da Dimac e professora do Instituto de Economia da UFRJ Denise Gentil demonstrou que o investimento público teve papel importante na composição do total de investimentos do País, para manter o estímulo ao dinamismo interno da economia brasileira.

O evento foi realizado na Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE) e contou com a presença de Bian Chun Gang, vice-cônsul da República Popular da China em São Paulo, Fernando Ou e Tang Wei, respectivamente presidente e secretário-geral da CBCDE.

Leia a íntegra do Sensor Econômico

Leia a íntegra do boletim Conjuntura em Foco