Boletim Internacional nº 3 será lançado nesta quinta

Boletim Internacional nº 3 será lançado nesta quinta


Publicação debate temas como cooperação internacional, incentivo às exportações e propriedade intelectual

Três painéis apresentam nesta quinta-feira, 8, artigos produzidos por técnicos de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Deint) do Ipea. Os textos compõem a terceira edição do Boletim de Economia e Política Internacional.

“Cooperação brasileira para o desenvolvimento internacional: primeiro levantamento de recursos investidos pelo governo federal” é o tema que terá como palestrante o técnico Guilherme de Oliveira Schmitz. Em seguida, Daniel Grimaldi falará sobre “O recente pacote de incentivo às exportações e a legislação tributária brasileira: novas medidas e velhos problemas”. O último painel abordará “A estratégia para globalização dos direitos de propriedade intelectual e suas implicações para o Brasil: o caso do Acordo Comercial Anticontrafação (ACTA)”. O palestrante será André de Mello e Souza.

A mediação dos painéis caberá a André Rego Viana, coordenador do editorial do Boletim de Economia e Política Internacional. A publicação é trimestral e representa o primeiro produto coletivo da nova área de estudos internacionais do Ipea, criada em 2009. O público-alvo é composto por gestores de políticas públicas vinculadas a temas internacionais.

O lançamento da terceira edição começará às 14h30, no auditório do Instituto (SBS, Quadra 1, Edifício Ipea/BNDES, subsolo), com transmissão ao vivo e coletiva on-line pelo site do Ipea. Jornalistas interessados em participar devem enviar e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com nome, veículo de comunicação e telefone de contato.

Leia a íntegra do Boletim Internacional