Conjuntura em Foco mostra expansão do trabalho

Conjuntura em Foco mostra expansão do mercado de trabalho

Boletim do Ipea também analisa nível de atividade, inflação, exportações, finanças e política fiscal

A força do mercado de trabalho em 2010 é o destaque da edição mais recente do boletim Conjuntura em Foco, lançada nesta sexta-feira, 9, pelo Ipea. De acordo com a publicação, o mercado de trabalho brasileiro, cuja dinâmica foi fundamental para minimizar os impactos da crise financeira internacional em 2009, continua apresentando ótimos resultados em 2010.

Segundo o boletim, há forte expansão dos postos de trabalho no país, com a oferta de novas vagas crescendo mais que a Popu­lação Economicamente Ativa (PEA). O número de empregos com carteira assinada também cresce em ritmo superior aos demais, o que significa uma melhoria qualitativa no mercado de trabalho. Também há crescimento na participação dos trabalhadores mais qualificados. A melhora no nível educacional dos trabalhadores, no entanto, não resultou em maiores renumerações: as novas vagas criadas no mercado se concentram em faixas salariais baixas.

Ainda na análise temática, o boletim destaca que o mercado de trabalho parece não ser restrição ao processo de retomada do crescimento econômico brasileiro. Vários segmentos ainda demonstram fôlego e podem garantir uma expansão de oferta de postos. A expectativa para o restante de 2010 é de manutenção do cenário favorável. Para os próximos anos, a publicação indica que o desafio é garantir um crescimento capaz de absorver a força de trabalho que chega ao mercado e formar mão-de-obra.

Números

O boletim também traz análises e números relativos ao nível de atividade, com queda no volume de vendas no varejo; inflação, com arrefecimento dos principais índices de preços ao consumidor; exportações, cujo acumulado de janeiro a maio de 2010 ficou 29,9% maior que o do mesmo período do ano anterior; economia monetária e finanças; e política fiscal.

Produzido pelo Grupo de Análise e Previsões (GAP) da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Instituto, o boletim Conjuntura em Foco é uma publicação mensal que faz análise pontual de temas relevantes da macroeconomia, apresentando números recentes das áreas sob estudo. Trimestralmente, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança a Carta de Conjuntura.

Leia a íntegra do boletim