Estudo aponta efeitos das transferências de renda

Estudo aponta efeitos das transferências de renda

Comunicado mostra também mudanças geradas pela previdência e pela assistência social na renda familiar 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta quinta-feira (22), às, 10h, em sua sede em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES, auditório subsolo), o Comunicado do Ipea nº 59 – Previdência e Assistência Social: Efeitos no Rendimento Familiar e sua Dimensão nos Estados.

O estudo mostra, entre outros dados, o resultado das transferências de renda na queda da pobreza e da desigualdade no Brasil e as mudanças geradas por essas transferências na própria estrutura de renda das famílias.

Em geral percebidas como fatores de risco para o equilíbrio das contas públicas do País, as políticas previdenciária e de assistência social cumprem um papel de destaque no sistema brasileiro de proteção social.

O Comunicado do Ipea nº 59 aponta ainda o peso das transferências de renda para as famílias por estado. Somente três estados do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) absorvem 48,1% do total das transferências de renda das políticas de previdência e assistência social do País.

O Comunicado do Ipea nº 59 – Previdência Previdência e Assistência Social: Efeitos no Rendimento Familiar e sua Dimensão nos Estados será apresentado pelo diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto, Jorge Abrahão de Castro.

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 59

Veja os gráficos da apresentação sobre o Comunicado do Ipea nº 59