Ipea estima crescimento de 9,2% da produção industrial

Ipea estima crescimento de 9,2% da produção industrial

Estimativa do indicador PIM é referente à comparação entre julho de 2010 e o mesmo mês do ano anterior

O indicador de Produção Industrial Mensal (PIM) de agosto do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que o resultado da produção in­dustrial mensal de julho de 2010 registrará crescimento de 9,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior.  Na comparação com junho deste ano, a previsão é de que tenha havido crescimento de 0,9% na produção com ajuste sazonal.

Todos os indicadores setoriais voltaram a regis­trar crescimento na comparação com o mesmo perío­do de 2009. Os indicadores são os mesmos utiliza­dos no modelo de previsão da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – fluxo de veículos pesados em rodovias concedidas; expedição de papelão ondulado; produção de autoveículos; e carga de energia.

O principal avanço foi registrado no setor de autoveículos: 2,9% na passagem de junho para julho, na série livre de influências sazonais. Na comparação com o mesmo período de 2009, houve alta de 12,1% sobre julho de 2009. Também houve aumento no indicador de fluxo de veículos pesados. O crescimento foi de 1,1% na comparação com junho e de 11,4% com relação a julho de 2009.

O indicador Carga de Energia ficou estável na comparação com o mês anterior. Na comparação com julho de 2009, houve crescimento de 7,2%. A única queda foi registrada no indicador referente às vendas da indústria de papelão ondulado: -0,4% com relação a junho. Na comparação com julho de 2009, no entanto, a variação foi positiva, de 12%.

Indicador

Produzido pelo Grupo de Análise e Previsões da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea, o indicador PIM é divulgado antes de os números oficiais da PIM-PF serem lançados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Leia a íntegra do indicador de agosto