Ipea e ABDE apresentam resultado de pesquisa

Ipea e ABDE apresentam resultado de pesquisa


Apresentação de relatório sobre Instituições Financeiras de Desenvolvimento reuniu especialistas no Rio

Foi apresentado na manhã da última sexta-feira (3), no Rio de Janeiro, o resultado preliminar da pesquisa Papel e perspectivas das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFD) no sistema financeiro nacional. O estudo é resultado da parceria entre o Ipea e a Associação Brasileira das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE).

Os técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea Victor Leonardo de Araújo e Murilo José Pires fizeram a apresentação do relatório com as conclusões preliminares.  Victor enfatizou a importância das IFD no crédito de longo prazo. “O perfil do prazo é melhor que o dos bancos privados, mas as IFDs podem alongar mais”, comentou o técnico. Ao abordar a concentração dos financiamentos pelas IFD nas regiões mais dinâmicas de cada estado, Murilo Pires deixou claro que o investimento ainda é muito concentrado. “No entanto, nota-se um movimento de desconcentração a partir de 2006”, ponderou o pesquisador do Ipea.

O diretor-adjunto de Estudos e Pesquisas Macroeconômicas do Ipea, Renaut Michel, participou da mesa de abertura, que foi composta também pelo presidente em exercício da ABDE, Luiz Alberto Pititinga. O trabalho foi comentado pela professora da Unicamp Maria Cristina Penido Freitas, que ressaltou a dificuldade de obtenção de dados sobre esse setor e falou sobre a distinção entre as IFD e os bancos privados. “O setor privado prioriza o lucro e foge do risco. Mesmo nos países desenvolvidos, o Estado está sempre presente na indução do desenvolvimento nos setores estratégicos. Os EUA são o maior exemplo disso”, enfatizou.

O superintendente executivo da ABDE, Marco Antonio de Araújo Lima, fez observações sobre a importância do planejamento até para os estados mais desenvolvidos do Brasil. O superintendente aproveitou para valorizar as parcerias entre o BNDES e as IFD.   “Nada mais legítimo que a união do BNDES com as IFD em prol do desenvolvimento estadual. Há muitos instrumentos que podem viabilizar o suporte do banco às IFD, inclusive a participação acionária”, destacou Marco Antônio.

Em seguida, no debate, tópicos mais expressivos da atuação das IFD no desenvolvimento, dentro do relatório da pesquisa, foram detalhados pelos participantes.  A metodologia e a abordagem da pesquisa foram também examinadas e, por conta da complexidade e da importância dos bancos de desenvolvimento para o País, foi proposta a abertura de nova agenda de pesquisas sobre o tema.