Seminário internacional discute uso do tempo

Seminário internacional discute uso do tempo  

Especialistas de diversas entidades apontam horas dedicadas ao trabalho, transporte e tarefas domésticas

Nesta quinta e sexta-feiras (9 e 10), o Rio de Janeiro será sede do II Seminário Internacional sobre Pesquisas de Uso do Tempo: Aspectos Metodológicos e Experiências Internacionais. O evento é organizado conjuntamente pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, todas integrantes do Comitê de Estudos de Gênero e Uso do Tempo.

O objetivo é promover uma nova rodada de discussões sobre diferentes metodologias de uso do tempo aplicadas na América Latina pelos integrantes da Associação Internacional de Pesquisadores de Uso do Tempo. Os participantes também vão apresentar e discutir a experiência brasileira e as aplicações das pesquisas para as políticas públicas. Como resultado, espera-se aprimorar este piloto para incluir o módulo de uso do tempo no Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares.

“O IBGE e as instituições parceiras, entre elas o Ipea, discutem melhores caminhos para a realização de uma pesquisa que mostrará quanto tempo brasileiros e brasileiras dedicam ao trabalho remunerado, aos deslocamentos, aos afazeres domésticos, às atividades sociais, políticas, culturais, aos trabalhos de cuidado de crianças e idosos, ao trabalho não-remunerado, aos cuidados com a saúde, atividades domésticas, atividades de formação/ capacitação/ educação, atividades religiosas, viagens, e muitos outros”, informa  a pesquisadora Natália Fontoura, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea.

 

II Seminário Internacional sobre Pesquisas de Uso do Tempo: Aspectos Metodológicos e Experiências Internacionais

Data: 9 e 10 de setembro de 2010

Local: auditório do IBGE no Centro de Documentação Disseminação de Informação (CDDI), Av. General Canabarro, nº 706 –Maracanã – Rio de Janeiro

Mais informações: Coordenação de Comunicação Social
Tel: (21) 2142-4651/ 8786/ 4620/ 0986/ 0985/ 0890