Ipea analisa dados da PNAD sobre mercado de trabalho

Ipea analisa dados da PNAD sobre mercado de trabalho


Comunicado abre a série de análises do Instituto sobre os dados de 2009 da pesquisa, divulgada pelo IBGE

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada lança nesta quinta-feira, dia 23, às 10h, no Rio de Janeiro, o Comunicado do Ipea n° 62: PNAD 2009 – Primeiras Análises: o Mercado de Trabalho Brasileiro em 2009. O comunicado é o primeiro da série de análises que o Instituto fará sobre os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE).
 
O Comunicado analisa dados da PNAD 2009 sobre taxa de participação de homens e mulheres no mercado de trabalho, crescimento ocupacional, formalização, participação dos ocupados por setor de atividade, escolaridade e idade, taxa de desocupação e rendimento.
 
Os dados mostram números colhidos no contexto do início da recuperação pós-crise financeira internacional. Apesar da piora em indicadores quantitativos, como o desemprego e a queda da ocupação na indústria e no transporte, houve evolução positiva em índices referentes à qualidade do posto de trabalho, como grau de formalidade e rendimento médio de todos os trabalhos.
                                                                                                         
A apresentação do Comunicado do Ipea nº 62 será feita pelo técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Carlos Henrique Leite Corseuil. Em seguida, haverá entrevista coletiva. O evento ocorrerá na representação do Ipea no Rio de Janeiro (Avenida Presidente Antonio Carlos, 51, auditório do 10º andar).

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 62