Ipea volta a analisar as expectativas das famílias

Ipea volta a analisar as expectativas das famílias


Segunda edição do indicador aponta para a manutenção do otimismo em todas as regiões geográficas do Brasil

As pessoas sem emprego estão mais otimistas com a situação financeira da família que as empregadas. A informação está na segunda edição do IEF, que será lançada na segunda-feira, 27, às 11h, na Caixa Econômica Federal, em São Paulo (Caixa Cultural, Praça da Sé, 111, 6º andar, SP), pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann.  De acordo com o indicador do Ipea, o número reflete a expectativa de todos os não empregados, grupo que inclui os aposentados.

 As informações de expectativas sobre a situação financeira de acordo com segurança na ocupação do chefe do domicílio são uma novidade do indicador. Outro dado incluído na segunda edição do indicador é a expectativa da situação financeira da família de acordo com a percepção do grau de endividamento.

 Os números de setembro também apontam que, apesar de continuar sendo a região com menos grau de otimismo em relação à situação socioeconômica nacional, o Sudeste registrou pequeno aumento na pontuação e passou de expectativa moderada para a otimista, mesma faixa em que estão as outras regiões do país.

 IEF
Lançado em agosto, o índice aborda a expectativa das famílias nos quesitos situação econômica nacional; condição financeira passada e futura; decisões de consumo; endividamento e condições de quitação de dívidas e contas atrasadas; e mercado de trabalho, especialmente nos quesitos segurança na ocupação e sentimento futuro de melhora profissional.
 

Leia o indicador na íntegra

Veja a apresentação em PDF