Ipea participará do 34° Encontro da ANPOCS

Ipea participará  do 34° Encontro da ANPOCS

Evento anual promove intercâmbio entre pesquisadores brasileiros nas áreas de antropologia, ciência política e sociologia

O 34° Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) será realizado entre os dias 25 e 29 de outubro no Hotel Glória (Av. Camilo Soares, nº 590), em Caxambu, Minas Gerais. O encontro será organizado em seminários temáticos, com três sessões cada um. O objetivo é promover intercâmbio entre pesquisadores brasileiros sobre temas atuais nas áreas de antropologia, ciência política e sociologia.

Participarão do evento o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann; e os técnicos de Planejamento e Pesquisa do Instituto André de Mello e Souza, da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Deint); Bernardo Abreu de Medeiros e Alexandre dos Santos Cunha, da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest), e Rute Imanishi Rodrigues, da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur).

Na terça-feira, dia 26, às 9 horas, duas mesas-redondas serão compostas por pesquisadores do Ipea. Na sala 10, André de Mello e Souza será um dos expositores na conversa sobre Política Externa Brasileira: as práticas da política e a política das práticas. André vai apresentar o trabalho Saúde Pública, Patentes e Atores Não-Estatais: A Política Externa do Brasil frente à Epidemia de AIDS; na sala 11, Bernardo de Medeiros e Alexandre dos Santos Cunha serão coordenadores da mesa Estado, Instituições e Democracia: atualidade da questão republicana no Brasil.

Na quarta-feira, dia 27, às 19h30, será exibido na sala 4 o documentário Território e violência, que complementa o estudo Indicadores de Proteção e Risco para a instrumentação de Políticas em Favelas no Rio de Janeiro, realizado em 2008 pela técnica do Ipea Rute Imanishi Rodrigues e pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Patrícia Sonia Silveira Riviero, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Na quinta-feira, dia 28, na sala 9, às 9h, a 3ª sessão do simpósio Desenvolvimento em debate terá como um dos palestrantes o presidente do Ipea, Marcio Pochmann.