Dívida média das famílias brasileiras caiu 22%

Dívida média das famílias caiu 22%

 
Informação é do IEF, indicador do Ipea que reflete a expectativa das famílias brasileiras para a economia

Entre agosto e outubro deste ano, a dívida média das famílias brasileiras caiu 22,2%. Para o mês de outubro, 60,5% das famílias acreditam que o Brasil passará por melhores momentos nos próximos 12 meses. As regiões mais otimistas em relação à economia nacional são o Nordeste (69%) e o Norte (66,7%). Os dados fazem parte da terceira edição do Índice de Expectativas das Famílias (IEF), divulgado nesta quarta-feira (3) pelo presidente do Ipea, Marcio Pochmann.

Pochmann destacou que não são as categorias de menor renda ou instrução as mais otimistas. “As famílias com rendimento médio (de 2 a 5 SM), bem como aquelas com ensino médio (completo ou incompleto) são as que têm um maior grau de confiança na melhora econômica do País”, afirmou.

No mês de outubro, 77,3% do conjunto das famílias brasileiras pesquisadas indicaram estar melhor financeiramente do que estavam um ano antes. Em contrapartida, verifica-se que apenas 18,6% sentem-se em pior situação atualmente que em relação à de um ano atrás.

Cerca de 80% das famílias brasileiras crêem que estarão em melhores condições financeiras daqui a um ano, enquanto somente 7% projetam expectativa de estarem pior. Enquanto no Norte quase 97% das famílias acreditam que estarão melhor; na região Sudeste, esse número é de 74,1%, contra quase 8% que antevêem piores momentos. A faixa das pessoas dos 16 aos 29 anos foi a que se mostrou mais otimista (89,8%) sobre sua situação financeira daqui a um ano.

Dívidas

As pessoas com 60 anos ou mais são as menos endividadas (63,8% não têm dívidas). Em relação á faixa salarial, 16,7% das famílias que não têm renda estão muito endividadas.  As famílias do Norte são as que possuem mais dívidas (32% estão pouco endividadas, 36,7% mais ou menos endividadas e 9,3% muito endividadas) e 50% delas acreditam que não terão condições de quitá-las. Já no Sul, apenas 6% das famílias estão muito endividadas.

Consumo

O estudo aponta que 53,6% das famílias pensam que o presente é um momento ideal para a aquisição de bens de consumo duráveis, contra 40,8%.  No Nordeste, o otimismo é maior (59,4%), já no Sul, apenas 39,3% consideram um bom momento para compra desses bens.

Mercado de Trabalho

O índice mostra que 74% dos chefes de família do Brasil sentem segurança na sua ocupação atual. Na região Sul, esse número passa dos 89%. E cerca de um terço da população espera obter melhorias no trabalho em seis meses.

IEF

Lançado em agosto, o índice aborda a expectativa das famílias nos quesitos situação econômica nacional; condição financeira passada e futura; decisões de consumo; endividamento e condições de quitação de dívidas e contas atrasadas; e mercado de trabalho, especialmente nos quesitos segurança na ocupação e sentimento futuro de melhora profissional.

Leia a íntegra do Índice de Expectativas das Famílias

Apresentação IEF, novembro de 2010