Avaliação Imobiliária é tema de seminário

Avaliação Imobiliária é tema de seminário


No evento, foram apresentados valores dos imóveis e sua tributação


O seminário Avaliação Imobiliária para fins tributários em Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro foi apresentado nesta quarta-feira, dia 3, pelo técnico de Planejamento e Pesquisa Pedro Humberto Bruno de Carvalho Júnior. O evento, promovido pela Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea, consiste no levantamento dos valores do metro quadrado dos imóveis nas cidades estudadas, e a devida tributação feita pelas prefeituras sobre estes valores.

Em Curitiba e Belo Horizonte, a avaliação imobiliária obedece aos seguintes fatores de correção: terreno, localização e nível de edificação. As taxas para áreas comerciais são maiores, ao passo que áreas sem construções são isentas do pagamento.

Já em São Paulo, o destaque fica por conta da revitalização de áreas antes desvalorizadas, mas que, após melhorias de infraestrutura, tiveram seu valor elevado. No Rio de Janeiro, a avaliação não separa terreno e construção. As taxas são aplicadas sobre o valor total do imóvel. O grosso das arrecadações está nos imóveis não residenciais. E assim o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) acaba funcionando como um imposto indireto.

O economista também apontou que o atual sistema provoca a cobrança maior de impostos sobre áreas e imóveis menores, e incentiva os proprietários a manterem os terrenos vazios, pois quando há construção, o imposto é mais alto.