Ipea analisa massa salarial, mobilidade e desigualdade

Ipea analisa massa salarial, mobilidade e desigualdade

Comunicados n° 71, 72 e 73 serão apresentados em Brasília, por técnicos de Planejamento e Pesquisa do Instituto

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta terça-feira, 14, às 10h, o Comunicado do Ipea n° 71 - Desigualdade regional recente: uma nota a partir de dados estaduais; o Comunicado do Ipea 72 - Análise regionalizada da massa salarial com uso da PME-IBGE; e o Comunicado do Ipea 73 - Mobilidade urbana e posse de veículos: análise da PNAD 2009. O lançamento foi realizado em entrevista coletiva na sede do instituto, em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo).

O Comunicado do Ipea n° 71 analisa as mudanças na economia brasileira em termos regionais entre 1995 e 2008, por meio do exame dos PIBs das unidades da federação. O estudo mostra a evolução do PIB e do PIB per capita e da desigualdade em níveis estaduais e regionais, além de decompor a medida das disparidades entre as regiões e dentro delas. Também  são abordados a distorção dos dados causada pelo Distrito Federal, e a comparação da concentração econômica no Brasil e em países selecionados.

Já o Comunicado do Ipea n° 72 desagrega de maneira inédita dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), publicada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados referentes à massa de rendimentos são estratificados por cor, gênero e ocupação – na pesquisa do IBGE, as  informações são desagregadas apenas por região metropolitana. O trabalho permite uma interpretação mais profunda das características do mercado de trabalho nacional.

A análise das variáveis ligadas às condições de mobilidade da população tratadas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, é o tema do Comunicado do Ipea n° 73. São utilizadas duas variáveis da PNAD: a posse de veículos privados nos domicílios e o tempo de percurso casa-trabalho dos trabalhadores. Os dados de 2009 são comparados aos de 2008, para mostrar a evolução dos indicadores no período considerado.

Os comunicados foram produzidos pela Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais do Ipea (Dirur). A apresentação foi feita pelo Coordenador da Assessoria de Métodos Quantitativos, Waldery Rodrigues Júnior, e pelos técnicos de Planejamento e Pesquisa Miguel Matteo e Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho.

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 71

Veja os gráficos da apresentação do Comunicado do Ipea nº 71

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 72

Veja os gráficos da apresentação do Comunicado do Ipea nº 72

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 73

Veja os gráficos da apresentação do Comunicado do Ipea nº 73