Cuidados para a população idosa são tema de livro

Cuidados para a população idosa são tema de livro


Instituto questiona, em obra a ser lançada nesta quinta, 16, de quem é a responsabilidade pelos cidadãos idosos

O Ipea fez uma projeção do número de idosos que terão mais dificuldades na vida diária no próximos 10 anos – a maioria do sexo feminino. O estudo está reunido no livro Cuidados de longa duração para a população idosa: um novo risco social a ser assumido?, que será lançado nesta quinta-feira, 16 de dezembro, às 13h30, pela coordenadora da área de População e Cidadania, Ana Amélia Camarano, no auditório da representação do Instituto no Rio de Janeiro (Avenida Presidente Antonio Carlos, 51, 10º andar, Centro).

O livro parte do novo cenário demográfico (mais longevos na população brasileira) com quatro perguntas: como ficará a autonomia dos idosos para as atividades da vida diária? ; a família brasileira continuará como principal cuidadora dos membros idosos?; 3) quais são as alternativas de cuidado não familiar disponíveis no Brasil?; e qual deverá ser a responsabilidade do Estado na provisão de serviços de cuidados para a população dependente?

O trabalho aborda, ainda, a fragilidade das redes sociais em relação aos cuidados de longa duração no município do Rio de Janeiro. Há também um capítulo sobre as instituições de São Paulo. São as “institucionalizações hospitalares de idosos”, reflexo da baixa oferta de instituições. A obra pretende contribuir para a discussão sobre os modelos que o Brasil pode adotar para fazer frente aos novos desafios do envelhecimento populacional e às mudanças mais amplas da sociedade.

Às 14h do mesmo dia, inicia-se a mesa redonda com o debate Cuidados para a população idosa: de quem é a responsabilidade?. Jorge Abrahão, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Silvia Pereira, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), e Karla Giacomin, presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, farão a abertura.

José Elias Pinheiro, presidente da SBGG do Rio de Janeiro, coordenará a mesa. Os debatedores serão a doutora Myriam Moraes Lins de Barros, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tomiko Born, organizadora do Manual do Cuidador da Pessoa Idosa, Laura Machado, da InterAge, e Débora Diniz, da Universidade de Brasília.