Ministro recebe relatório, planos de trabalho e metas

Ministro recebe relatório, planos de trabalho e metas


No “Encontros Ipea”, Moreira Franco assistiu a um balanço de 2010 e à apresentação de projetos para 2011

O auditório do Ipea em Brasília ficou cheio na manhã desta quarta-feira, 26, para a quinta edição do Encontros Ipea. O evento, destinado a todos os servidores e colaboradores do Instituto, foi transmitido ao vivo para a representação do Ipea no Rio de Janeiro. Participaram da mesa de abertura o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, e o presidente do Ipea, Marcio Pochmann. Em seguida, os diretores e seus representantes apresentaram um balanço da produção de cada diretoria em 2010 e as perspectivas para 2011.

Ao abrir o evento, Marcio Pochmann destacou a importância do Encontros Ipea como oportunidade de reunir todos os servidores e colaboradores da casa e fazer uma avaliação do ano anterior. Para Pochmann, tão importante quanto a avaliação sob o ponto de vista interno é a apresentação do Plano de Trabalho de 2011 e do Plano de Metas Globais para o mesmo ano. “O evento de hoje se reveste de um sentido especial, pois a casa está conquistando o estabelecimento da meritocracia”, disse Pochmann. 

O presidente do Ipea citou o Decreto nº 7.133, de 2002, que regulamentou os critérios de gratificação e avaliação de desempenho dos servidores do Instituto. “O Plano de Trabalho se transformará no critério de avaliação. Será a avaliação da capacidade de cumprimento das metas ali instituídas”, disse Pochmann.

Em seguida, o ministro Moreira Franco discursou. Ele citou o Ipea como “uma instituição que serviu de maneira concreta para dar uma orientação para o modelo que temos hoje”.  Franco citou a importância de um plano de trabalho e um regime de metas e falou da dificuldade de se avaliar o desempenho dentro de uma instituição.

O combate à concentração de renda e a ascensão da economia brasileira no cenário global foram destaques na fala do ministro. “O Ipea não só dá ao Brasil o produto de seu trabalho, suas pesquisas, como mostra a capacidade de a instituição se renovar”, concluiu o ministro da SAE.

Leia o Plano de Metas Globais do Ipea para 2011

Leia o Relatório de Atividades do Ipea - 2010