Conjuntura em Foco analisa tendência para a inflação

Conjuntura em Foco analisa tendência para a inflação


Boletim que será divulgado nesta quinta mostra prováveis focos de alívio no cenário inflacionário de 2011

A primeira edição de 2011 do boletim Conjuntura em Foco traz uma análise dos fatores que levaram à alta do IPCA em 2010 e apresenta a tendência para inflação neste ano. O estudo vai ser divulgado nesta quinta-feira, 27, às 15h, no Auditório do Instituto no Rio de Janeiro (Av. Presidente Antônio Carlos, 51, 10º andar, Centro), com a presença do diretor-adjunto de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea (Dimac), Renaut Michel.

O boletim retrata quais os prováveis focos de alívio que estarão presentes no cenário inflacionário deste ano. Dentro desse contexto, a publicação estabelece a combinação de dois importantes fatores para o recuo da taxa de inflação. O boletim Conjuntura em Foco de janeiro também faz uma comparação da taxa do IPCA fechada em 2008 e 2009 com a do ano passado.

O boletim destaca também o saldo da exportação e importação brasileiras, na mesma base de comparação, ressalta medidas importantes para se manter a estabilidade do sistema financeiro, e discute a queda da despesa pública da União.

O boletim Conjuntura em Foco é uma publicação mensal realizada pelo Grupo de Análise e Previsões da Dimac, que faz análise pontual de temas relevantes da macroeconomia.

Leia a íntegra do boletim