Cai o número de famílias endividadas no Brasil

Cai o número de famílias endividadas no Brasil

 

Sexta edição do IEF revela que 50,6% das famílias do país declararam não ter dívidas em janeiro deste ano

Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta terça-feira, 1º, no Rio de Janeiro, mostra que as famílias brasileiras estão otimistas em relação ao país, apesar de medidas tomadas pelo governo para impedir o aumento da inflação e frear o ritmo de crescimento econômico. O grau de otimismo das famílias brasileiras em relação à situação socioeconômica do país aumentou em janeiro ante o mês anterior. Para o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, trata-se de um dos principais aspectos positivos da 6ª edição do Índice de Expectativas das Famílias (IEF).

Segundo o Ipea, houve redução do número de famílias endividadas, de 8,4% em dezembro para 8,3% em janeiro. Já os que não têm dívidas subiram de 50,4% para 50,6% no mesmo período. “Proporcionalmente, isso quer dizer que 7,4 milhões de pessoas deixaram de ter dívidas nesse período. Ou seja, caiu de 79 milhões para 71,6 milhões o número de endividados. Agora, 73,4 milhões não têm qualquer dívida”, afirmou o presidente Marcio Pochmann. 

A expectativa das famílias sobre a situação econômica do país nos próximos 12 meses é de melhoria para 64% dos entrevistados. A região Centro-Oeste apresenta maior otimismo em relação ao comportamento da economia nacional, com 68,1%. Já em relação aos próximos cinco anos, a percepção é de melhoria da situação para 60,92% das famílias. Novamente, o Centro-Oeste apresenta a melhor expectativa em médio prazo, com 72,2%.

O presidente do Ipea também identificou uma desconexão entre as decisões do governo e a percepção da população. “O governo quer desacelerar a economia, restringir o crédito, embora a população ache que o ano vai ser melhor. Entretanto, a percepção da população em relação à diminuição do crédito pode levar alguns meses para aparecer”, concluiu.
 
O IEF é uma pesquisa realizada em 3.810 domicílios, em mais de 200 municípios, abrangendo todas as unidades da federação. Utilizou-se o método de amostragem probabilística de modo a garantir uma margem de erro de 5%, com um nível de significância de 95% para o Brasil e para as cinco grandes regiões.

Leia a íntegra do Índice de Expectativas das Famílias

Veja os gráficos da apresentação sobre a sexta edição do IEF