Cartéis prejudicam economia de países em desenvolvimento

Cartéis prejudicam economia de países em desenvolvimento

Pesquisa demonstra como a falta de concorrência pode ter impacto negativo sobre o desempenho econômico de um país

Nesta sexta-feira, 11, às 11h30, na representação do Ipea no Rio de Janeiro, a doutaranda da Toulouse School of Economics, Aleksandra Khimich, falou sobre os efeitos econômicos dos cartéis em países em desenvolvimento. A palestra teve como objetivo demonstrar que os acordos anticoncorrenciais, em especial os cartéis, prejudicam os consumidores nos países desenvolvidos, bem como nos países em desenvolvimento.

A pesquisa mostra que os setores da indústria cartelizada têm falta de concorrência, que reduz a competitividade no longo prazo e pode ter um impacto negativo sobre o desempenho global da economia de um país. O projeto de pesquisa também inclui dados econômicos e permite uma avaliação quantitativa do potencial de aplicação da lei da concorrência para contribuir para o desenvolvimento econômico.

“O objetivo do direito da concorrência e da política é eliminar tais práticas anticompetitivas, inclusive cartéis mais poderosos, melhorando o bem-estar dos consumidores e contribuindo para a competitividade do País”, afirmou a pesquisadora.