Ipea divulga novo Comunicado sobre sustentabilidade

Ipea divulga novo Comunicado sobre sustentabilidade

 

Comunicado nº 79, sobre comércio internacional e a sustentabilidade socioambiental, foi lançado em Brasília

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou nesta terça-feira, 22, às 10 horas, o Comunicado do Ipea n° 79: Comércio Internacional e a Sustentabilidade Socioambiental no Brasil, parte da série Eixos do Desenvolvimento Brasileiro. O Comunicado foi apresentado no auditório do Ipea em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES, subsolo), com transmissão ao vivo pelo Portal Ipea na internet.

O Comunicado faz parte de um conjunto amplo de estudos sobre o que tem sido chamado, no Ipea, de Eixos do Desenvolvimento Brasileiro: Inserção internacional soberana; Macroeconomia para o desenvolvimento; Fortalecimento do Estado, das instituições e da Democracia; Infraestrutura econômica, social e urbana; Estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; Proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e Sustentabilidade ambiental.

O Comunicado do Ipea nº 79 aborda a pauta de exportação brasileira, o comércio internacional com enfoque nos países periféricos, os possíveis efeitos da inserção do Brasil como fornecedor de matéria-prima, os diversos grupos de produtos exportados com enfoque na intensidade tecnológica, e também trata dos produtos conforme a intensidade energética de sua produção. A pesquisa analisa a exportação de commodities pelo Brasil e aponta fragilidades e soluções para o respeito às legislações ambientais no que tange a produção e exportação dos produtos brasileiros.

A série Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano faz uma análise de diversos setores relacionados ao meio ambiente. E busca servir como uma sistematização e reflexão sobre os desafios e oportunidades do tema “meio ambiente”, de forma a fornecer ao Brasil o conhecimento crítico necessário à tomada de posição frente aos desafios da sustentabilidade ambiental.

Comunicados

O livro Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano, cujos capítulos deram origem aos comunicados da série, contém outros 14 capítulos sobre temas relacionados ao meio ambiente no Brasil.        

Dentro da série, ainda serão divulgados comunicados sobre políticas públicas de meio ambiente, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), direito ambiental, emprego verde e sustentabilidade na construção civil.

 Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 79: Comércio Internacional e a Sustentabilidade Socioambiental no Brasil

Confira os próximos Comunicados da série Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano:

 23/2 – Utilização do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, MDL (Rio de Janeiro)

 24/2 – Direito ambiental Brasileiro: Lei dos crimes ambientais (São Paulo)

 1º/3 – Uso do poder de compra para a melhoria do meio ambiente (Brasília)