Ipea lança novo Comunicado sobre sustentabilidade

Ipea lança novo Comunicado sobre sustentabilidade


Estudo que será lançado nesta terça tem como tema o uso do poder de compra para melhoria do meio ambiente

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta nesta terça-feira, 1º, às 10h, o Comunicado do Ipea n° 82: Uso do poder de compra para melhoria do meio ambiente, parte da série Eixos do Desenvolvimento Brasileiro. O Comunicado será apresentado no auditório do Ipea em Brasília. Os técnicos de planejamento e pesquisa do Ipea Jose Aroudo Mota e Adriana Moura farão a apresentação.

O Comunicado do Ipea nº 82 trata do uso do poder compra pelo viés do estabelecimento de instrumentos de uma política ambiental e da agregação de valores para os ativos naturais sustentáveis. É a valorização do papel do consumidor como mais um indutor da proteção do meio ambiente. O estudo também faz um panorama da rotulagem ambiental e de sua evolução no mundo e aponta normas de padronização dos rótulos ambientais.

A concepção de um selo verde para os produtos e serviços da biodiversidade brasileira e as limitações no uso de programas de rotulagem ambiental no Brasil também fazem parte do Comunicado. São abordadas as iniciativas governamentais para o uso de rotulagem ambiental, os critérios de sustentabilidade para compra públicas, o selo Procel e a certificação florestal no Brasil.

Série 
Comunicado faz parte de um conjunto amplo de estudos sobre o que tem sido chamado, dentro da instituição, de Eixos do Desenvolvimento Brasileiro: Inserção internacional soberana; Macroeconomia para o desenvolvimento; Fortalecimento do Estado, das instituições e da Democracia; Infraestrutura econômica, social e urbana; Estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; Proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e Sustentabilidade ambiental.

A série Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano faz uma análise de diversos setores relacionados ao meio ambiente no Brasil. E busca servir como uma sistematização e reflexão sobre os desafios e oportunidades do tema meio ambiente, de forma a fornecer ao Brasil o conhecimento crítico necessário à tomada de posição frente aos desafios da sustentabilidade ambiental.

Comunicados
O livro Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano, cujos capítulos deram origem aos comunicados da série, contém outros 14 capítulos sobre temas relacionados ao meio ambiente no Brasil.

No site do Ipea (www.ipea.gov.br) estão disponíveis os comunicados já divulgados da série Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano:

Comunicado do Ipea nº 77Energia e meio Ambiente  

Comunicado do Ipea nº 78Biodiversidade

Comunicado do Ipea nº 79Comércio Internacional

Comunicado do Ipea nº 80Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL)

Comunicado do Ipea nº 81 - Direito Ambiental Brasileiro e Lei de Crimes Ambientais

Comunicado do Ipea nº 82 - O Uso do Poder de Compra para a Melhoria do Meio Ambiente

Confira as lâminas da apresentação sobre o Comunicado do Ipea nº 82