Seminário debateu o futuro da Previdência Social

Seminário debateu o futuro da Previdência Social
 
Evento em Brasília foi organizado pelo MPS e pelo Ipea. Presidente e técnicos do Instituto estavam presentes

Foto: Sidney Murrieta
110318_semmps02
Estudiosos e autoridades debateram os desafios da previdência

O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, coordenou a mesa de abertura do seminário O futuro da previdência no Brasil, que foi realizado em Brasília nos dias 16 e 17 de março. Resultado de uma parceria entre o Ipea e o Ministério da Previdência Social (MPS), o seminário debateu os rumos dos regimes geral e próprios de previdência social, a consolidação da previdência complementar no país e o panorama internacional da previdência social.

Pochmann explicou que não há modelos únicos a serem seguidos e que a experiência internacional mostrou diversas alternativas. E completou: “O sistema previdenciário no Brasil não tem 90 anos ainda, mas tem certamente uma potencialidade, uma trajetória de enormes serviços, no ponto de vista do enfrentamento da pobreza e da questão social. Mas também há indefinições quanto a sua sustentabilidade e a sua forma de cobertura mais abrangente no momento de transição que estamos vivendo.” O presidente do Ipea defendeu que a melhor forma de se entender a questão da previdência e, sobretudo, olhar o seu futuro, depende da convergência de ideias de conhecimento e é esse o objetivo do seminário.

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, ressaltou a importância da parceria com o Ipea no debate sobre o futuro da previdência.“Esse debate tem que ser realizado tendo em vista as divergências que existem no mundo inteiro e não apenas no Brasil, pois não há uma linha adotada no mundo que possa ser seguida por todos em matéria de previdência. Então nós temos que discutir todos os modelos e vamos fazer isso com a contribuição do Ipea”, afirmou o ministro.Na mesa de abertura, estavam também o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Wellington Moreira Franco, e o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Lucena Adams.

Técnicos do Instituto assim como autoridades do MPS participaram das seis mesas de discussão que abordaram os desafios para a Previdência, como a ampliação da cobertura do sistema, sua engenharia financeira, as regras de acesso a benefícios e de reajuste, bem como seu equilíbrio de longo prazo e os parâmetros de justiça distributiva. O objetivo do encontro foi traçar um quadro mais nítido das necessidades mais urgentes do sistema, levando em conta diferentes pontos de vista. Para ler a programação, clique aqui.