Comunicado do Ipea analisa as relações Brasil-China

Comunicado do Ipea analisa as relações Brasil-China
 
Estudo será divulgado nesta sexta-feira, 8, em Brasília, precede visita da presidenta Dilma Rousseff ao país asiático

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada apresentou nesta sexta-feira, dia 8 de abril, às 10h, o segundo Comunicado do Ipea de uma série de três estudos que têm como tema os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com enfoque na China. A pesquisa que foi divulgada nesta sexta, na sede do Instituto em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo), com transmissão ao vivo pelo Portal Ipea, é sobre As relações bilaterais Brasil-China: a ascensão da China no sistema mundial e os desafios para o Brasil.

Trata-se de um documento inédito produzido no âmbito do acordo de cooperação entre o Ipea e o Ministério das Relações Exteriores, por ocasião da visita da presidenta Dilma Rousseff à China, em 12 de abril. O texto apresenta o histórico do comércio Brasil-China, destacando a concentração das exportações brasileiras em produtos básicos, e aponta oportunidades e ameaças. O Comunicado propõe, ainda, estratégias disponíveis para o governo enfrentar os desafios da ampliação das relações com os chineses.

A série de Comunicados terá, ainda, um estudo sobre as relações bilaterais de comércio e investimento do Brasil com os outros países dos BRICS (Rússia, Índia e África do Sul). Na quarta-feira, dia 6, foi apresentada em Brasília a primeira pesquisa da série, intitulada Internacionalização das empresas chinesas: as prioridades do investimento direto chinês no mundo (disponível pelo Portal Ipeawww.ipea.gov.br). A cúpula dos BRICS será realizada em 14 de abril, na cidade chinesa de Sanya.

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 85

Leia a versão completa do estudo que originou o Comunicado do Ipea nº 85