Ipea divulga previsões para 2011 e a Carta de Conjuntura

Ipea divulga previsões para 2011 e a Carta de Conjuntura

Análise e previsões inéditas abordam temas como PIB, emprego, inflação, comércio, juros e finanças públicas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentará as previsões para 2011 associadas ao cenário econômico brasileiro. O lançamento da Carta de Conjuntura, em coletiva de imprensa, será nesta quarta-feira, 13, às 11h, na Avenida Presidente Antonio Carlos, 51, auditório do 10º andar, no Rio de Janeiro.

No último dia 6, o Ipea divulgou projeções de uma pesquisa realizada junto a entidades do setor produtivo. No dia 13, o Instituto divulgará seus próprios números e o cenário da economia brasileira de acordo com o Grupo de Análise e Previsões (GAP), responsável pela elaboração da Carta de Conjuntura. Além da aguardada publicação, no mesmo evento, a Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea  também divulgará sua Avaliação de Previsões referentes a 2010, trabalho que aborda os números da economia brasileira no ano passado em comparação com as previsões realizadas pelo Instituto no início de 2010.

Sobre a Carta de Conjuntura
Publicação trimestral, a Carta de Conjuntura tem como objetivo acompanhar a conjuntura econômica brasileira por meio de seus principais indicadores. A Carta traz dados, estimativas e análises sobre nível de atividade econômica (demanda, oferta, produção industrial e comércio), emprego, inflação, setor externo (balança comercial, balanço de pagamentos), crédito e mercado financeiro (política monetária e taxas de juro, mercados de capitais e de crédito) e finanças públicas.

Leia a Carta de Conjuntura na íntegra