Ipea e Ipece divulgaram relatório ODM do Ceará

Ipea e Ipece divulgaram relatório ODM do Ceará

O estudo avaliou a evolução do Estado no cumprimento dos oito objetivos de desenvolvimento  do milênio 

Foto: Reinaldo Holanda
110414_piedade_odm
A coordenadora de Estudos Setoriais do Ipea participou da apresentação do relatório em Fortaleza

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) apresentaram nesta quinta-feira, dia 14,  em Fortaleza, o Relatório Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do Estado do Ceará- 2010. O estudo é o primeiro a ser divulgado de uma série de relatórios avaliando a evolução dos dados referentes a cada um dos oito ODM em Estados brasileiros selecionados. O lançamento fez parte do oitavo aniversário do Ipece e foi realizado por meio de debates sobre os resultados do relatório no Auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão.

No evento, também foi apresentado o Relatório  de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio para a Região Nordeste, elaborado pelo Caen-UFC e que contou com o apoio do Ipea e do Pnud. Pelo Instituto, coordenou os dois trabalhos de Localização dos ODM na escala Subnacional (estadual e regional)  a coordenadora de Estudos Setoriais Urbanos, da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur), Maria da Piedade Morais, que participou da primeira mesa de debate sobre os ODM durante a divulgação dos relatórios.

“O processo de relatoria subnacional e a Localização dos ODMs nos estados é fundamental porque os indicadores nacionais apresentam a performance média do país e podem esconder importantes desigualdades regionais e sociais”, ressaltou Piedade. Acrescentou também que, como grande parte das ações e programas governamentais para o alcance das metas são de responsabilidade de estados e municípios, os relatórios subnacionais dos ODM são importantes instrumentos de fortalecimento do planejamento local e de desenvolvimento institucional, além de informar a sociedade sobre o avanço no alcance das metas.

O relatório mostra que o Ceará deverá atingir até 2015 a maioria das metas. Contudo, os indicadores das metas de três objetivos mostram que o estado e a sociedade cearense tem ainda grandes desafios a serem superados. São eles: garantir educação básica de qualidade para todos (ODM 2); melhorar a saúde das gestantes (ODM 5); e garantir a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente (ODM 7).

A elaboração do estudo é parte do Projeto Localização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em Escala Subnacional, realizado em rede pelo Ipea em conjunto com dez instituições estaduais vinculadas à Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística – ANIPES. Essas instituições foram responsáveis pela elaboração dos relatórios ODM nos seus respectivos estados, sob coordenação geral do Ipea, em um esforço de relatoria ODM por parte dos governos subnacionais que é inédito no mundo. O projeto contou com financiamento do Ipea/Proredes e com a participação das seguintes instituições, além do Ipea: SEPLAN (AM), IDESP (PA), Ipece (CE), SEI (BA), FJSN (ES), FJP (MG), Seade (SP), Ceperj (RJ), Ipardes (PR) e Sepin (GO).
 

Leia na íntegra o Relatório Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do Estado do Ceará- 2010

Leia o Informe ODM do Estado do Ceará

Veja as apresentações:

Apresentação - 01
Apresentação - 02
Apresentação - 03