Ipea analisa formalização no mercado de trabalho

Ipea analisa formalização no mercado de trabalho

Comunicado n°88 será lançado nesta quarta, às 14h30, em Brasília, e compõe série de três estudos sobre o tema

Nesta quarta-feira, 27, às 14h30, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada lança, em Brasília, o Comunicado do Ipea nº 88, Características da formalização do mercado de trabalho brasileiro entre 2001 e 2009. O estudo foi desenvolvido a partir da análise dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE. A formalização do mercado de trabalho é abordada por características demográficas e da ocupação.

No Comunicado, é possível observar as regiões geográficas brasileiras onde a formalização mais avançou. Também são apresentadas comparações por gênero, etnia, anos de estudo e idade dos trabalhadores. A pesquisa revela um importante aumento dos formais entre aqueles com 25 a 34 anos, faixa etária mais expressiva da população economicamente ativa (PEA). A participação de formalizados é analisada, ainda, do ponto de vista do setor de atividade e do tipo de ocupação.

A divulgação do estudo será na sede do Ipea (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES/Ipea, auditório do 11º andar). Nos próximos dias, o Instituto lançará mais duas pesquisas relacionadas ao mercado de trabalho: uma sobre o emprego doméstico no Brasil, outra com uma projeção, para 2011, da oferta de mão de obra qualificada no país.

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 88