Ipea assina cooperação com o CIEPS, do México

Ipea assina cooperação com o CIEPS, do México


A parceria prevê a promoção do desenvolvimento social e econômico do México, incentivando a troca de informações

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Consejo de Investigación y Evaluación de la Política Social (CIEPS-México) assinaram um acordo de cooperação técnica que visa facilitar e intensificar a cooperação entre as instituições e prevê o interesse comum na discussão, na capacitação, na formação e na especialização dos diferentes agentes sociais, políticos e econômicos. O documento foi assinado pelo presidente do Ipea, Marcio Pochmann, e pelo secretário executivo do CIEPS, Eriko Flores Pérez, na terça-feira, 3, em Brasília.

O presidente Pochmann e o secretário Eriko Pérez debateram, minutos antes da assinatura do acordo, políticas de desenvolvimento social e humano do Brasil e do México, juntamente com o conselheiro do CIEPS Genaro Aguilar Gutiérrez, o diretor da Disoc do Ipea, Jorge Abrahão de Castro, e do diretor da Dinte (Ipea), Marcos Antonio Macedo Cintra.

Para o secretário Eriko Pérez, a experiência brasileira é importante para o México, pois apresenta de forma positiva políticas sociais de apoio à sociedade, mas ressaltou que apenas o Distrito Federal mexicano reúne 15 milhões de habitantes, e que o restante da população está distribuído nos 4.400 municípios, os quais necessitam de políticas públicas direcionadas. “Entendemos que temos que seguir de maneira progressiva, alcançando a cobertura total dos direitos sociais, porém focalizados”, disse Eriko Pérez. Segundo o conselheiro Genaro Gutiérrez, é necessário haver políticas macroeconômicas, além dos programas sociais conhecidos.

A assinatura
O acordo tem por objetivo a integração no desenvolvimento regional em áreas de impacto relacionadas aos programas sociais, à inclusão social, à igualdade social, ao desenvolvimento produtivo, às políticas macroeconômicas, ao mercado de trabalho e às competitividades econômicas e sociais.

Pochmann, após abordar o processo de desenvolvimento brasileiro e citar as atuais transformações mundiais, lembrou que para o Ipea e o CIEPS o “importante é ter, agora, um instrumento que nos legitima e estabelece uma institucionalidade, um programa de trabalho para o desenvolvimento”. O cumprimento do acordo será através da realização de pesquisas, seminários, elaboração e edição de publicações e intercâmbio de informações.