Comunicado do Ipea avalia instituições para idosos

Comunicado do Ipea avalia instituições para idosos

Estudo será lançado nesta terça, 24, no Rio de Janeiro. Na quarta, outro Comunicado abordará mobilidade urbana
 
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta terça-feira, dia 24,  às 10h, o Comunicado do Ipea nº 93, Condições de funcionamento e infraestrutura das instituições de longa permanência para idosos no Brasil. O estudo será apresentado pela técnica de Planejamento e Pesquisa Ana Amélia Camarano, na representação do Instituto no Rio de Janeiro (Avenida Presidente Antônio Carlos, 51, Centro, auditório do 10° andar).
 
A pesquisa tem como objetivo analisar as condições de funcionamento dessas instituições, buscando inferir se estão preparadas para atender a demanda por cuidado ao idoso no Brasil. O trabalho também levanta informações para o cálculo dos indicadores das condições de funcionamento, de infraestrutura, de custos das institui¬ções de longa permanência brasileiras, bem como dos recursos com que contam, tais como financiamentos públicos, subsídios e parcerias.

Mobilidade Urbana

Ainda sobre o tema da infraestrutura, o Ipea lançará nesta quarta-feira, dia 25, às 10h, o Comunicado n° 94, intitulado A mobilidade urbana no Brasil. Será no auditório do 10° andar da representação do Instituto no Rio de Janeiro. O técnico de Planejamento e Pesquisa Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho apresentará a pesquisa.
 
Os dois estudos fazem parte do livro Infraestrutura Social e Urbana no Brasil: subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas, e também serão apresentados durante o XIV Encontro Nacional da ANPUR (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional). O evento, cujo tema é Quem planeja o território? Atores, arenas e estratégias, será realizado no Rio de Janeiro, de 23 a 27 de maio de 2011.

Confira a íntegra do Comunicado do Ipea n° 93, Infraestrutura Social e Urbana no Brasil: subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas brasileira