Ipea lança publicação Brasil em Desenvolvimento 2010

Ipea lança publicação Brasil em Desenvolvimento 2010


Três volumes do livro contribuem para o debate sobre políticas públicas no país. Acesso o hotsite do projeto

Foto: Sidney Murrieta

Aristides Monteiro Neto apresentou, na abertura do evento, os
três volumes da edição 2010 de Brasil em Desenvolvimento

A publicação Brasil em Desenvolvimento 2010: Estado, Planejamento e Políticas Públicas foi lançada nesta terça-feira, dia 24, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os 29 artigos do livro, reunidos em três volumes, abordam os diversos aspectos do desenvolvimento (sociais, econômicos e políticos) e são uma contribuição do Instituto para fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

O primeiro volume, intitulado Alicerces para a Prosperidade Econômica, sintetiza o comportamento da economia brasileira na última década e trata, entre outros assuntos, da política econômica adotada pelo país durante a crise financeira mundial (2008), do perfil do crescimento dos últimos anos e a estrutura do gasto público e seus impactos na distribuição de renda.

Na segunda parte (Redefinindo Estratégias Setoriais para o Desenvolvimento), são abortados os aspectos setoriais da economia brasileira. A regulação econômica, os déficits de infraestrtura no país, a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, e os desafios de setores específicos, como a agricultura e o turismo, são os temas dos artigos.

Por último, os trabalhos publicados no Brasil em Desenvolvimento 2010 analisam o papel do Brasil como ator global, na seção intitulada Brasil no Mundo: Economia e Relações Internacionais. A integração Sul-Sul, o Mercosul, a Unasul, a política comercial e a presença brasileira na força de paz que atua no Haiti estão entre os tópicos desse volume.

Para Aristides Monteiro, coordenador do projeto Brasil em Desenvolvimento 2010, a pluralidade de temas e abordagens da publicação reflete a diversidade de pensamentos existente no Ipea. “Esse trabalho trata de questões da política econômica, tradição da casa, mas se abre para novos assuntos que entraram na agenda do Instituto nos últimos anos, com as reformulações feitas e criação de novas diretorias”, explicou durante o evento de lançamento.

Marcio Pochmann, presidente do Ipea, ressaltou na mesa de abertura do evento que a nova edição da publicação retrata o esforço feito no Instituto em busca de uma produção mais articulada e matricial. “O trabalho coletivo é uma marca do Ipea e, neste século, temos a necessidade cada vez maior de interagir os temas, diminuindo a visão setorial e departamental no nosso trabalho”, afirmou.

O evento de lançamento do Brasil em Desenvolvimento 2010 teve a participação de secretários de governo dos ministérios do Turismo; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Transportes e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além do deputado Cláudio Puty, e dos representantes do Cepal, Ricardo Bielschowsky, e do BID, Maria de Fátima Cartaxo.

Clique aqui para acessar o hotsite do projeto Brasil em Desenvolvimento

Leia o Sumário Analítico de Brasil em Desenvolvimento 2010

Leia o primeiro volume de Brasil em Desenvolvimento 2010

Leia o segundo volume de Brasil em Desenvolvimento 2010

Leia o terceiro volume de Brasil em Desenvolvimento 2010