Estudo revela o potencial econômico das UCs

Estudo revela o potencial econômico das unidades de conservação

Pesquisa "Contribuição das Unidades de Conservação para a Economia Nacional" foi apresentada no Ipea

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), com o apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Embaixada Britânica e da Cooperação Internacional Alemã (GIZ), reuniram estudiosos e autoridades da agenda ambiental para debater o estudo Contribuição das Unidades de Conservação para a Economia Nacional.

O seminário foi realizado nesta terça-feira, dia 7, às 14h, no auditório do Ipea, em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Ed. BNDES), com transmissão on-line pelo site www.ipea.gov.br.

A publicação apresenta os resultados de análises sobre o potencial econômico de cinco dos vários bens e serviços provenientes das unidades de conservação: produtos florestais, uso público, estoque de carbono, água e repartição de receitas tributárias.

No estudo, são apresentados valores que as unidades de conservação podem gerar se o potencial destas áreas protegidas for explorado. As cifras estimadas podem atingir bilhões de reais por meio de atividades como produção de madeira em tora nas florestas nacionais e estaduais da Amazônia; receita potencial derivada do ICMS Ecológico para os estados e a visitação pública nas unidades de conservação federais e estaduais.

Outro dado relevante da pesquisa é a diminuição considerável do custo do tratamento de água para abastecimento em bacias que possuem maior cobertura florestal. A publicação ressalta também a importância das unidades de conservação para o fornecimento de água em quantidade e qualidade para a produção de energia elétrica.

O estudo aponta ainda o potencial econômico da produção de borracha e de castanha-do-pará nas reservas extrativistas (resex) identificadas como produtoras destas matérias-primas. Em ambos os casos, os ganhos podem ser ampliados significativamente caso essas unidades de conservação recebam investimentos para desenvolver sua capacidade produtiva.

Confira o Sumário Executivo do estudo Contribuição das Unidades de Conservação Brasileiras para a Economia Nacional

Confira a programação do evento:

14h – Abertura
- Ana Paula Leite Prates, Diretora do Departamento de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA
- José Aroudo Mota, Coordenador de Meio Ambiente da Diretoria de Estudos Regionais e Urbanos do Ipea
- Helena Boniatti Pavese, coordenadora do estudo e ex-Coordenadora Regional para América Latina e Caribe da UNEP-WCMC (atualmente Gerente de Política Ambiental da Conservação Internacional-Brasil)
- Jon Dean, 2° Secretário de Assuntos Políticos da Embaixada Britânica
- Helmut Eger, Coordenador Geral do Programa de Proteção e Gestão Sustentável das Florestas Tropicais no Brasil da Cooperação Internacional Alemã– GI

14h30 – Apresentação do estudo: Contribuição das Unidades de Conservação para a Economia Nacional
- Rodrigo Medeiros, Professor adjunto da UFRRJ
- Carlos Eduardo F. Young, Professor associado da UFRJ

15h – Debate com especialistas
- Maurício de Carvalho Amazonas, Professor adjunto da UnB                                                                
- Antonio José Alves Júnior, Chefe do Departamento de Relações com o Governo, BNDES
- Nurit Bensusan, Bióloga e escritora ambiental

15h30 – Perguntas e Respostas

16h10 – Encerramento
- Braulio Dias, Secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA
- José Aroudo Mota, Coordenador de Meio Ambiente da Diretoria de Estudos Regionais e Urbanos do Ipea
   Moderador: Jorge Hargrave, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea