Ipea apresenta a expectativa das famílias brasileiras

Ipea apresenta a expectativa das famílias brasileiras


Indicador revela mudanças no grau de otimismo nas regiões do País

A décima edição do Índice de Expectativas das Famílias (IEF), produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela o grau de otimismo das famílias brasileiras em relação à situação socioeconômica do País para os próximos 12 meses e para os cinco anos seguintes.

A edição do IEF com resultados relativos ao mês de maio será apresentada nesta quinta-feira, 09 de junho, às 10h30, na representação do Instituto no Rio de Janeiro ( Av.Presidente Antônio Carlos, 51, Centro, auditório do 10° andar). O lançamento será feito pelo presidente do Ipea, Marcio Pochmann, em entrevista coletiva.

IEF
Lançado em agosto do ano passado, o índice aborda a expectativa das famílias nos quesitos situação econômica nacional; condição financeira passada e futura; decisões de consumo; endividamento e condições de quitação de dívidas e contas atrasadas; e mercado de trabalho, especialmente nos quesitos segurança na ocupação e sentimento futuro de melhora profissional.

O IEF é uma pesquisa realizada em 3.810 domicílios, em mais de 200 municípios, abrangendo todas as unidades da federação. Utilizou-se o método de amostragem probabilística de modo a garantir uma margem de erro de 5%, com um nível de significância de 95% para o Brasil e para as cinco grandes regiões.

Leia a íntegra do Índice de Expectativas das Famílias

Veja os gráficos da apresentação sobre a décima edição do IEF