51,6% das famílias no Brasil não têm dívidas

51,6% das famílias no Brasil não têm dívidas


E 73,8% acham que sua situação econômica é melhor que há um ano, segundo a 10ª edição do IEF

“As famílias estão otimistas, mas é um otimismo comedido”, afirmou o presidente Marcio Pochmann na apresentação da 10ª edição do Índice de Expectativa das Famílias (IEF), nesta quinta, dia 9, em entrevista coletiva no Rio de Janeiro. “As famílias estão postergando a compra de bens de maior valor unitário, embora se sintam seguras no emprego”, completou ele.

O grau de otimismo das famílias brasileiras em relação à situação socioeconômica do país em maio, contudo, caiu em relação ao início do ano. Segundo a pesquisa, houve também redução do número de famílias endividadas. Em contrapartida, a incapacidade de pagar as dívidas aumentou de 32,2% para 41,3% no mesmo período. “A dívida do brasileiro diminuiu, embora sua capacidade de pagar as contas também tenha diminuído”, disse Pochmann. 

O IEF é uma pesquisa realizada em 3.810 domicílios, em mais de 200 municípios, abrangendo todas as unidades da federação. Utilizou-se o método de amostragem probabilística de modo a garantir uma margem de erro de 5%, com um nível de significância de 95% para o Brasil e para as cinco grandes regiões.

Leia a íntegra do IEF nº 10

Veja os gráficos da apresentação sobre a décima edição do IEF