Salário real do brasileiro irá aumentar, segundo Ipea

Salário real do brasileiro irá aumentar, segundo Ipea


Boletim Conjuntura em Foco de junho, apresentado no RJ, revela as expectativas para o emprego no Brasil

“O Brasil está reduzindo o ritmo do consumo e ampliando a taxa de investimento, e isso gerará um equilíbrio na taxa de inflação e um aumento no salário real do trabalhador”, afirmou o coordenador do Grupo de Análise e Pesquisas (GAP) do Ipea, Roberto Messenberg, na coletiva de imprensa da divulgação do Conjuntura em Foco de junho de 2011, nesta quarta-feira no auditório do Ipea, no Rio de Janeiro. 

A pesquisa mostrou que, conforme era esperado, a inflação está sob controle e em queda, graças a uma diminuição do consumo e das operações de crédito, situação que eleva o salário real dos trabalhadores. A economia, segundo a publicação, está entrando numa acomodação e vem ocorrendo uma estabilização no mercado de trabalho e um crescimento do salário real, principalmente entre os empregados no setor terciário, em que mais cresce o número de formalização de empregos.

A mão de obra residencial, por exemplo, é uma das que mais sofreu aumento numa variação acumulada nos últimos 12 meses, um crescimento de 10,78%. Outras profissões de mão de obra de serviços pessoais, como médico, empregada doméstica, manicure, cabeleireiro e outras sofreram grandes variações. Os dados informam que há uma tendência – que deve continuar em todo o ano - para um aumento da população ocupada e uma queda na taxa de desocupação mensal. A pesquisa ainda verificou que itens como as passagens de avião sofreram queda de 11,37% no seu valor em um ano.

A inflação está controlada, segundo Messenberg. Para ele, há algumas pessoas utilizam a mídia para disseminar o medo e criar uma ideia de desgoverno da política econômica para a população. “Eles miraram na questão do trabalho e esta pesquisa serviu para comprovar que o trabalho também está equilibrado e nos rumos certos.”

Leia mais >>>

Leia a íntegra do boletim Conjuntura em Foco