Pesquisa avalia o Gasto Social Federal em 15 anos

Pesquisa avalia o Gasto Social Federal em 15 anos

 

Comunicado do Ipea nº 98 analisa período de 1995 a 2009 e foi lançado nesta sexta, dia 8, em Brasília

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta sexta-feira, 8 de julho, às 10h, o Comunicado do Ipea n° 98 - 15 anos de Gasto Social Federal - Notas sobre o período 1995-2009. O estudo foi apresentado pelo técnico de planejamento e pesquisa do Ipea José Aparecido Carlos Ribeiro na sede do Instituto, em Brasília (SBS, Qd. 1, Bl. J, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo), e teve transmissão ao vivo pelo portal www.ipea.gov.br.

O Comunicado faz uma análise do volume de recursos aplicado pelo governo federal nas políticas sociais no período entre 1995 e 2009. Seu objetivo é apresentar a trajetória do Gasto Social Federal (GSF) nesse período, tal como apurado e mensurado pelo Ipea, em termos dos seus valores reais constantes, observando-se o movimento dos indicadores já descontado o efeito da inflação acumulada no período, e quanto à prioridade macroeconômica – calculando-se o volume de recursos destinado/aplicado em cada área de atuação social medido como percentual do PIB.

O estudo revela o montante efetivamente gasto nesse setor, diante do total de recursos mobilizado pelo governo federal. A pesquisa também se propõe a indicar a direção concreta de atuação do poder público na área das políticas sociais e os ajustes realizados no conjunto das políticas públicas, como consequência da luta entre diversos atores e interesses por melhores posições junto ao fundo público.

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 98

Veja os gráficos da apresentação sobre o Comunicado do Ipea nº 98