Ipea avalia impacto da crise global na economia russa

Ipea avalia impacto da crise global na economia russa


Comunicado analisa o processo de internacionalização das principais ETN russas a partir do 2º semestre de 2008

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quinta-feira, 14 de julho, às 14h30, o Comunicado do Ipea n° 99 - Ameaça ou oportunidade? Desdobramentos da crise financeira global para as empresas transnacionais russas. O estudo foi apresentado na sede do Instituto, em Brasília, (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo) e teve transmissão on-line pelo portal www.ipea.gov.br.

O Comunicado faz uma análise da situação enfrentada por várias das principais empresas transnacionais (ETN) russas, quando da eclosão da crise financeira global a partir do segundo semestre de 2008. De acordo com o estudo, após anos de políticas agressivas de expansão internacional, impulsionadas pela elevação dos preços internacionais das commodities, algumas das maiores ETN daquele país estavam bastante endividadas. Isso com o agravante de terem concedido parte de seus ativos mais valiosos – e, em alguns casos, suas próprias ações – como garantias em empréstimos contratados no exterior, muitos deles com vencimento em curto prazo.

A pesquisa mostra que a crise também ofereceu oportunidades de expansão às empresas menos alavancadas e/ou com maior grau de liquidez, já que os preços de ativos relacionados a commodities caíram significativamente em relação ao período de boom. Levando em conta esse cenário, o Comunicado investiga como a crise financeira global afetou o processo de internacionalização de algumas das principais ETN russas, dando ênfase às ameaças surgidas, às medidas adotadas para contorná-las e aos movimentos realizados para aproveitar as oportunidades.

Confira a íntegra do Comunicado do Ipea n° 99 - Ameaça ou oportunidade? Desdobramentos da crise financeira global para as empresas transnacionais russas

Assista ao lançamento do Comunicado