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TD 0872 - Panorama da Educação nos Estados que Compõem a Amazônia Legal

Jorge Abrahão de Castro e Bruno de Carvalho Duarte / Rio de Janeiro, abril de 2002

Neste trabalho apresenta-se uma análise da situação educacional nos estados que compõem a Amazônia Legal (estados da região Norte, Maranhão e Mato Grosso), no período compreendido entre os anos de 1996 e 1998, concentrando-se a atenção para o ensino fundamental e o médio, devido à alta importância dos mesmos, inclusive explicitado na Constituição Federal de 1988, onde se enfatiza a obrigatoriedade na provisão pública daquele nível de ensino e crescente obrigatoriedade do ensino médio. Construiu-se um esquema analítico subdividido em quatro itens, de modo que cada um deles, através da análise de seus respectivos indicadores e da comparação entre regiões e Brasil, possa dar uma visão mais ampla e clara dessa importante área, um dos objetivos primordiais das políticas públicas sociais. Os resultados obtidos através da análise desses indicadores mostram que a regiãoda Amazônia Legal apresenta situação educacional pior do que a média nacional e demais regiões. No entanto, depreende-se da mesma análise que, no geral, tal situação está mudando para um quadro mais positivo, embora se constate que alguns dos indicadores estaduais variaram com velocidades heterogêneas contrariando a tendência média de variação.

 

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