Seminário discute qualificação técnica e profissional

Seminário discute qualificação técnica e profissional


Evento será realizado na sexta-feira, 19, na representação do Ipea no Rio de Janeiro

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sedia o seminário Os caminhos da qualificação técnica e profissional no Brasil na próxima sexta-feira, 19, a partir de 9h, na representação do Instituto no Rio de Janeiro (Avenida Presidente Antonio Carlos, 51, Centro, auditório do 10º andar).

Participarão do encontro o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), Wellington Moreira Franco, o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão de Castro, o subsecretário da SAE, Ricardo Paes de Barros, além do secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes.

Os painéis terão os técnicos de planejamento e pesquisa do Ipea Miguel Nathan Foguel (Disoc) e Carlos Henrique Corseuil (Disoc), e os pesquisadores João Sabóia (UFRJ), Marcelo Néri (Fundação Getulio Vargas), Cláudio de Moura Castro (Grupo Positivo), Marina Águas (IBGE), Náercio Menezes Filho (USP) e André Urani (IETS).
 
O seminário tem como finalidade compartilhar informações e permitir a discussão entre gestores de política pública e especialistas no assunto. Serão debatidos temas como a escassez de mão de obra qualificada no Brasil, a atuação dos setores público e privado na qualificação técnica e profissional e os benefícios desse tipo de formação para os trabalhadores.

A qualificação técnica e profissional vem sendo impulsionada pelo governo federal, como demonstra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como um dos componentes a expansão dos institutos federais de educação profissional e tecnológica.

Acesse a programação do seminário