Em maio, qualidade do desenvolvimento teve queda

Em maio, qualidade do desenvolvimento teve queda


Indicadores calculados pelo Ipea mantêm a tendência de instabilidade registrada no mês anterior

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quarta-feira, 24, a quinta edição de 2011 do Índice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD). De acordo com o estudo, a qualidade do desenvolvimento do Brasil caiu de 267,75 pontos no mês de abril para 264,94 no mês de maio, mantendo o indicador na faixa de instabilidade.

Realizada periodicamente, a pesquisa avalia 15 itens com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Fundação Getulio Vargas (FGV), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Banco Central (BC), Ipea (expectativas), Ipea (termos de troca) e Inpe (meio ambiente). A escala do indicador aponta ótimo desempenho quando se situa entre 400 e 500 pontos; bom, de 300 a 400; instável, de 200 a 300; ruim, de 100 a 200; e péssimo, de 0 a 100.

O IQD é composto pelo Índice de Inserção Externa, que em maio registrou um aumento de pouco mais de seis pontos em relação ao mês anterior, alcançando a faixa de 222,97; Índice da Qualidade do Bem-estar, que chegou a 333,33 pontos; e pelo Índice de Crescimento Econômico, que ficou 254,5 pontos. Dos três indicadores, somente o primeiro registrou avanço no período, apontando maior quantidade de recursos remetidos ao exterior do que o ideal, e um investimento de moeda estrangeira no setor produtivo aquém da usual aplicação especulativa no país.

Embora tenha apresentado queda em relação ao mês de abril, o único índice da pesquisa que se manteve na área classificada como boa com relação ao desenvolvimento foi o de Qualidade do Bem-estar: o desemprego permaneceu estável; o índice de Gini, que mede desigualdade, apresentou aumento, e o número de pessoas com rendimento superior a R$ 1.660 caiu. Também houve queda na proporção de trabalhadores formais comparada ao total de trabalhadores.

Leia a íntegra da 5ª edição do Índice de Qualidade do Desenvolvimento