Rodas da Paz: atividades pela Mobilidade Sustentável e Saudável

Rodas da Paz: atividades pela Mobilidade Sustentável e Saudável 
 
Treze grupos de ciclistas organizados pela Rodas da Paz se encontraram na manhã desta quinta-feira, na Praça das Bicicletas, e seguiram juntos ao lançamento do Comunicado do Ipea nº 113 - Poluição Veicular Atmosférica.

A atividade integra o calendário da Semana da Mobilidade e as comemorações pelo Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro. Um desses grupos de ciclistas, chamados de bondes, partiu da Embaixada dos Países Baixos.

Quem orientou o deslocamento do grupo da embaixada foi um ciclista experiente, o presidente da Rodas da Paz, Uirá Felipe Lourenço, ao lado dos embaixadores do Reino dos Países-Baixos, Kees Pieter Rade, e da Dinamarca, Svend Roed Nielsen.

Rodas da Paz, as embaixadas da Holanda e da Dinamarca, o Ipea e o Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) são parceiros na promoção das atividades que marcam o Dia Mundial sem Carro no Distrito Federal.

As instituições se uniram para promover dois dias de discussão técnica na sede do Ipea. Na quarta-feira à tarde aconteceu o seminário sobre Ecomobilidade, conduzida pelo arquiteto e urbanista, David Sim, convidado do ITDP, e pelo presidente da União de Ciclista da Holanda, Bas Hendriksen.

Na quinta-feira, no auditório do Ipea, às 9h30, o grupo que veio pedalando compôs a mesa formada para acompanhar a divulgação do Comunicado.

Mobilização
O "Dia Mundial sem meu carro" surgiu na França, em 1998, com o objetivo de conscientizar sobre os prejuízos do uso excessivo do transporte individual motorizado em detrimento de outros meios, como o transporte coletivo e a bicicleta.

Nesse dia, em várias cidades no mundo, são promovidos debates sobre o trânsito, as questões do meio ambiente e a qualidade de vida visando à promoção de uma mobilidade urbana sustentável, com o desenvolvimento de novos padrões de comportamento e de orientação das políticas públicas.