Ipea debate alternativas ao transporte individual

Ipea debate alternativas ao transporte individual

 

Semana da Mobilidade estimula debate entre organizações governamentais e sociedade civil sobre alternativas ao automóvel

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana/Ministério das Cidades realizaram, na quarta-feira (21), na sede do Instituto, em Brasília, o seminário Eco-mobilidade: em busca das cidades para as pessoas. Representantes do Ipea e do governo, entidades e sociedade discutiram os atuais problemas do trânsito e as opções de transporte sustentável.

A mesa da abertura contou com a participação de Francisco de Assis Costa, diretor de Estudos e Políticas Regionais Urbanas e Ambientais (Dirur) e Persio Davison, técnico do Planejamento e Pesquisa, ambos do Ipea; Claudio Silva, representante do Ministério das Cidades e Uirá Lourenço, presidente da ONG Rodas da Paz.

Claudio Silva ressaltou o empenho das instituições parceiras para realização da segunda Semana da Mobilidade em Brasília e enfatizou a importância do evento: “É preciso dar uma ressignificação ao espaço público urbano, buscar novos modos de uso da cidade e interação com o próximo”.

Uirá Lourenço afirmou que, para desenvolver uma nova cultura, é indispensável repensar o papel do automóvel na cidade. Para ele, a valorização do carro como meio de transporte tem graves consequências, como poluição, engarrafamentos, acidentes, distanciamento entre as pessoas e sedentarismo.

Bas Hendriksen, conselheiro de políticas da União de Ciclistas dos Países Baixos (Fietserbond), apresentou o painel Por uma cultura da mobilidade em bicicletas. Segundo Hendriksen, Amsterdã, maior cidade dos Países Baixos, é exemplo mundial de cultura em mobilidade urbana sustentável. Em toda a Holanda, já existem 290 km de ciclovias e estão construindo autopistas para os ciclistas percorrerem caminhos mais longos e distantes do centro da cidade.

Rodas da Paz: atividades pela Mobilidade Sustentável e Saudável