Carros flex reduziram preços dos combustíveis

Carros flex reduziram preços dos combustíveis
Consumidores economizaram, em 2007, cerca de R$ 70 milhões no Rio de Janeiro

O aumento na frota de carros flex reduziu os preços do etanol e da gasolina, afirmou o pesquisador Leonardo Rezende, da PUC-RJ, no seminário Carros flex e competição nos mercados de varejo de etanol e gasolina, nesta quarta-feira, 21, na representação do Ipea no Rio de Janeiro.

Desde 2008, 94% dos novos emplacamentos são de carros bicombustíveis. Um estudo coordenado por Rezende analisou como essa nova realidade afetou o comportamento dos preços da gasolina e do etanol. A hipótese era de que a concorrência entre os postos poderia levar a uma queda nos valores cobrados. Para a pesquisa, foram utilizados dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Considerando o volume de vendas e o tamanho da frota de automóveis flex em 2007, Rezende estimou uma economia para o consumidor em torno de R$ 70 milhões no Rio de Janeiro. “Há elevado grau de substituição entre gasolina e etanol e o perfil do motorista de carro flex é mais exigente. Consequentemente, os postos de combustível respondem estrategicamente”, concluiu.