Evento debaterá atuação do país em operações de paz

Evento debaterá atuação do país em operações de paz

Seminário será nesta quinta-feira, 29, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Um seminário promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ, vai debater “As operações de paz e a inserção internacional do Brasil”. Organizado pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) do Instituto e pelo programa de graduação em Relações Internacionais da PUC-RIO, o evento será realizado das 9h às 18h desta quinta-feira, 29, no Auditório Del Castilho (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea).

O objetivo do seminário é discutir a participação brasileira nas operações de paz das Nações Unidas, avaliando os resultados da atual política brasileira quanto ao tema, as lições apreendidas e as possibilidades de que experiências internacionais possam ser utilizadas pelo Brasil. Também entrará na pauta do evento o impacto destas participações nos países receptores e no prestígio do Brasil no cenário internacional.

Na programação, o General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira, que fará um relato de sua experiência como comandante do contingente militar da Minustah (Força de Paz da ONU no Haiti) e Norberto Moretti, do Ministério das Relações Exteriores, que tratará do papel do Brasil e das missões de paz na segurança internacional contemporânea. 

O seminário também terá Eduarda Hamman, da Agência de Cooperação Social Igarapé, com a evolução da participação de civis em operações de paz e os desafios para o futuro; e Kai Michael Kenkel, da PUC - Rio, com uma exposição sobre as operações de paz como um nicho para a inserção internacional de potências emergentes.

Reginaldo Nasser, da PUC-SP, falará sobre os processos de reconstrução da paz, discutindo as experiências já ocorridas e os problemas enfrentados. Marta Moreno e Maíra Siman, ambas da PUC - Rio, levantarão outro olhar sobre a participação brasileira na Minustah, a partir de uma abordagem pós-colonial. Rodrigo Fracalossi de Moraes, técnico em Planejamento e Pesquisa do Ipea, fará uma exposição sobre como o comércio internacional de armas tem sido um obstáculo aos objetivos das operações de paz.

PROGRAMAÇÃO

9h00-9h30
Abertura

9h30-11h
Tropas estrangeiras no Haiti: a experiência de um force commander
General-de-Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira (Exército Brasileiro)

11h00-12h
O Brasil, as missões de paz e a segurança internacional contemporânea
Ministro Norberto Moretti (Ministério das Relações Exteriores)

12h00-12h45
A dimensão civil das operações de paz: novo espaço para a inserção do Brasil
Eduarda Hamann (Igarapé – Agência de Cooperação Social)

Almoço

14h00-14h45
As operações de paz como nicho diplomático da potência emergente Brasil
Kai Michael Kenkel (PUC/RJ)

14h45-15h30
Processos de reconstrução da paz
Reginaldo Nasser (PUC/SP)

15h30-16h15
Uma visão pós-colonial sobre a participação do Brasil na Minustah
Marta Moreno (PUC/RJ)
Maíra Siman (PUC/RJ)

16h15-17h
Comércio de Armas e Missões de paz: governança e “desgovernança” na gestão internacional de conflitos
Rodrigo Fracalossi de Moraes (Ipea)