Ipea e Projeto Portinari firmam parceria

Ipea e Projeto Portinari firmam parceria

Acordo viabiliza a reprodução de pinturas e frases de Cândido Portinari em publicações do Instituto

O instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) firmou parceria com o Projeto Portinari nesta segunda-feira, 26, em Brasília. A proposta é incorporar parte da obra de um dos maiores artistas plásticos brasileiros na linha de produção visual do Instituto.

De acordo com João Cândido, filho de Portinari e representante do Projeto, o Banco Central, a Câmara dos Deputados e os 27 prédios do TCU espalhados pelo Brasil já têm reproduções e obras originais do pintor. Segundo Fábio de Sá, chefe de gabinete do Ipea, a ideia é fazer o mesmo no Instituto e, assim, “abrir a reflexão sobre a importância da cultura no desenvolvimento social”.

Além disso, conforme Antonio Lassance, diretor-adjunto de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia, existe uma relação direta entre Ipea e Portinari, pois o artista retratou momentos-chave da história do Brasil, os ciclos econômicos e, principalmente, o povo brasileiro, em suas condições de vida e trabalho. Em obras como o painel Guerra e Paz, o artista expressou a vocação brasileira de luta pela solução pacífica dos conflitos, fundada na proteção social, na garantia de direitos e na geração de oportunidades. Para João Portinari, a relação entre o Instituto e as obras do artista é um resgate da perspectiva daquele que já foi chamado de “o pintor de um novo mundo”.