Saúde e segurança no trabalho são tema de livro

Saúde e segurança no trabalho são tema de livro

Ipea e Fundacentro lançam publicação com o objetivo de consolidar estudos sobre políticas públicas na área

O livro Saúde e Segurança no Trabalho no Brasil: Aspectos Institucionais, Sistemas de Informação e Indicadores foi lançado nesta quarta-feira, 28, no edifício sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília.

Os capítulos da publicação se propõem a construir um quadro nacional sobre o tema saúde e segurança no trabalho (SST), estimando os custos dos acidentes de trabalho e integrando as bases de dados e os sistemas de informação.

O lançamento, assim como o livro, foi dividido em duas partes/mesas de discussão, uma relativa aos aspectos institucionais (onde é analisada a atuação dos ministérios do Trabalho e Emprego, da Saúde e da Previdência Social) e outra sobre aos aspectos operacionais das fontes de informação.

Jorge Abrahão, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, falou, durante a mesa de abertura, sobre os desafios da realização do trabalho. “Pela primeira vez, uniram-se os temas saúde, segurança e trabalho. Antes, eram eixos de pesquisa separados”, disse.

Leonardo Rolim Guimarães, secretário de Políticas de Previdência Social (Ministério da Previdência Social), ressaltou os benefícios resultantes do investimento em qualidade de vida no trabalho. Guimarães alertou, porém, que políticas públicas relativas às questões trabalhistas, desde a prevenção até a reabilitação da saúde e segurança, precisam avançar.

Também estiveram na mesa de abertura Guilherme Franco Netto, do Ministério da Saúde, e Celso Amorim Salim, da Fundacentro (Ministério do Trabalho e Emprego). Salim afirmou que livro é ponto de partida tanto para críticas quanto para outros desdobramentos, como novas pesquisas e ações na área.

Leia a íntegra do livro Saúde e Segurança no Trabalho no Brasil: Aspectos Institucionais, Sistemas de Informação e Indicadores