Governador da Bahia e diretor do Ipea abrem a Code/BA

Governador da Bahia e diretor do Ipea abrem a Code/BA

Autoridades ressaltam, na cerimônia de inauguração da conferência, o debate sobre desenvolvimento estadual

Em clima de diálogo com a Bahia e a região Nordeste, o diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Francisco de Assis Costa, abriu a Conferência do Desenvolvimento, em Salvador, nesta terça-feira, 3. O evento, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em parceria com o governo da Bahia, encerra-se na quarta-feira. As atividades dos painéis serão transmitidas ao vivo pelo Portal Ipea.

“A Code-Bahia é uma grande oportunidade, um marco, que evidencia a interação plena, a disposição efetiva e entusiasta do governo do estado e do Ipea. Que o Instituto, cuja missão é fazer uma reflexão sistemática sobre o desenvolvimento do país, possa fazer isso onde esse crescimento deve ocorrer com maior eficiência, em uma integração continuada com todos que pensam o país em suas diversas esferas regionais”, afirmou Francisco Costa. “Por isso, o Ipea não chega com conhecimento acabado, está aqui para aprender, buscar compreensão consistente nos seus fundamentos.”

O governador da Bahia, Jaques Wagner, também esteve presente à abertura, que reuniu cerca de 400 pessoas, entre autoridades, legisladores, estudantes e acadêmicos. Ele destacou que o momento é de quebra dos paradigmas, do fim da hegemonia do pensamento único, de construção de sínteses e de consenso. Defendeu que o tempo é de arriscar a autocracia pela democracia, com o diálogo social, por meio das conferências, pois “o contraditório é elemento fundamental para a evolução, uma ferramenta básica para não estagnar”. O governador pediu um olhar especial para a Bahia, que, apesar de ser o sétimo PIB do país, tem 2,6 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza. 

A reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dora Leal, ressaltou o papel do Ipea, que traz “uma outra forma de planejamento, que não se congela nos números, mas busca diálogo, interação com os diferentes grupos, uma construção coletiva e multidisciplinar do conhecimento”.

A Secretária da Casa Civil da Bahia, Eva Chiavon, afirmou que a conferência ocorre em um momento estratégico para o estado, “quando perguntamos que modelo de desenvolvimento queremos”. De acordo com Chiavon, o desenvolvimento pode virar uma coisa muito abstrata caso não haja fortalecimento do Estado, emprego, justa construção socioeconômica e autonomia.

O secretário de Planejamento da Bahia, Zezéu Ribeiro, apontou para a ausência de uma política regional de desenvolvimento. “As duas maiores cidades da Bahia, com exceção de Salvador, estão na região da caatinga (Feira de Santana e Vitória da Conquista). Mas ainda não é reconhecido seu potencial de ativo econômico”, disse.

Code-Bahia
A Conferência do Desenvolvimento, edição Bahia, tem como objetivo reunir pensadores, pesquisadores, autoridades públicas, técnicos, bolsistas, especialistas, estudantes, gestores, entre outros, para debater os modelos de desenvolvimento estadual e regional. Serão realizados oito painéis e 40 oficinas na UFBA, em Ondina, nos quais serão discutidos temas como a cultura, educação, políticas de urbanização e mobilidade, comunicação, democracia, direitos humanos e conflitos sócio-ambientais na Bahia e no Brasil, entre outros. Confira aqui a programação completa.

Leia também: Ipea realiza Conferência do Desenvolvimento na Bahia